Destaques

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Vicente de Paulo, Carta 0019: Saint Juana Francisca Fremiot de Chantal para São Vicente

Novembro de 1627

Com o que meu querido pai está empenhado em trabalhar na província de Lyon e, consequentemente, teremos de nos ver privados de vê-lo por algum tempo. Mas não temos nada para nos opor ao que Deus faz, mas para abençoá-lo por tudo, como eu, meu querido pai, pela liberdade que sua caridade me concede para manter minha confiança e perturbá-lo. Eu vou continuar fazendo isso com toda simplicidade.

Eu fiz quatro dias de exercícios, e não mais, por causa dos muitos problemas que surgiram. Eu tenho visto a necessidade de trabalhar com humildade e caridade com os outros, virtudes que pratiquei no ano passado e que o Senhor me concedeu a graça de praticar um pouco. Mas ele é o único que fez tudo e continuará a fazê-lo, de acordo com sua vontade, já que ele me oferece tantas ocasiões. Quanto ao meu estado, parece-me que estou simplesmente esperando o que Deus quer fazer comigo. Eu não tenho nem desejos nem intenções; nada me preocupa, mas o desejo de deixar Deus trabalhar; Eu não vejo ainda, mas parece-me que é isso que está no fundo da minha alma. Não tenho projetos ou sentimentos para o futuro, mas nesses momentos faço o que acho necessário, sem pensar mais.

Muitas vezes está tudo misturado na parte inferior, o que me faz sofrer muito, e permaneço lá, sabendo que pela paciência possuirei minha alma. Eu também tenho muitas preocupações sobre minha posição, porque meu espírito abomina muito a ação, e me forçando a agir em necessidade, meu corpo e meu espírito estão abatidos. Minha imaginação, por outro lado, me irrita muito em todos os meus exercícios e produz um grande tédio. Nosso Senhor também permite que ele tenha grandes dificuldades externamente, de modo que não há nada que me agrade nesta vida, mas apenas a vontade de Deus que quer que ele permaneça nela. Concede-me, Deus, a tua misericórdia, aquela que te peço para pedir com grande interesse; e não vou deixar de pedir a Deus, como faço com todo meu coração, dar-lhe forças para o cargo que lhe foi confiado..

Fonte: http://vincentians.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário