Destaques

quinta-feira, 19 de abril de 2018

São Vicente, um Jovem para o nosso tempo

Existem pessoas que nunca chegam a ser jovens. Há outras que nunca deixam de o ser. Há pessoas que talvez desde os quinze anos, vivem encerrados nas velhas tocas do medo e do egoísmo. Arrastam os pés como indecisos reformados. Nem têm sonhos nem caminham para horizontes em desafio, de ilusão e mudança. Não se interessam por nada. Parece como se estivessem desmotivados de tudo. Só alimentam-se com anúncio baratos da televisão e as falatórias  dos vizinhos.
Há outras pessoas de muitos ou poucos anos, que nunca deixam de ser jovens. Poderão ter falecido há muitos anos, mas seguem-nos falando, desafiando, com os seus sonhos e as suas obras. VICENTE DE PAULO, por exemplo, é um dos homens mais jovens da história. A sua vida e a sua obra são um desafio, o seu espírito é uma enorme montanha de contagioso amor a ferver.
Ali está e ali segue como um gigante que nos convida a subir às suas obras e aos seus ombros, para ver a vida de outra maneira e para a viver em compromisso apaixonado.
 Convidamos para juntos Vicentinar os que estão fora dos anos da juventude, mas que conservam em seus corações, os sonhos e desejos de corajosos compromissos. Vicente de Paulo continua ser um modelo, um animador e um visionário também para os nossos dias. A sua forma de amar a Jesus Cristo e de amar às vítimas é totalmente atual e continua a nos dizer: “vamos e ocupemo-nos com um amor novo no serviço dos pobres; busquemos inclusive até os mais pobres e abandonados. Reconheçamos diante de Deus que eles são os nossos amos e os nossos patrões e que somos indignos de lhe oferecer os nossos humildes serviços”. Ele, Vicente fez  assim. E não fala de teorias mas da pratica experimentada por ele mesmo.
Busquemos conhecer mais de Vicente, busquemos ser jovem como ele.
Jesus Cristo é o Missionário do Pai e nós estamos chamados a ser os missionários de Jesus Cristo. Os pobres esperam que nos ponhamos ao seu lado, mas têm muitas urgências . Poderemos atrasar para sempre a nossa resposta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário