Destaques

domingo, 15 de abril de 2018

Congregação da Missão – Padres Vicentinos

Congregação da Missão (Congregatio Missionis, CM), Lazaristas ou ainda Padres e Irmãos Vicentinos, é uma congregação religiosa masculina católica fundada em Paris, no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo (1581-1660).


A origem remonta às missões junto aos pobres realizadas por São Vicente de Paulo e cinco outros padres bem como para a formação do clero.

“O fim da Congregação da Missão é seguir Cristo Evangelizador dos Pobres. Este fim se realiza, quando os irmãos e as Comunidades, fiéis a São Vicente de Paulo:

1º Procuram com todas as forças revestir-se do espírito do próprio Cristo para adquirirem a perfeição conveniente à sua vocação;


2º Se aplicam a evangelizar os Pobres, sobretudo os mais abandonados;

3º Ajudam os clérigos e os leigos na sua própria formação e os levam a participar mais plenamente na evangelização dos Pobres.”

Atenta aos sinais dos tempos e às realidades de nossa época, a Assembleia Geral de 1980, no momento de definir esta finalidade, em lugar de dizer, como São Vicente de Paulo nas Regras Comuns: “evangelizar os pobres, mormente os camponeses”, escolheu: “a evangelização dos Pobres, sobretudo dos mais abandonados”; em lugar de dizer como São Vicente de Paulo: “ajudar os eclesiásticos a adquirir as ciências e as virtudes necessárias ao seu estado”, escolheu “a formação do Clero e dos Leigos, levando-os a trabalhar mais efectuivamente na evangelização dos Pobres.”

Em 1624 a comunidade religiosa instalou-se no Collège des Bons Enfants, em Paris, França. Receberam aprovação episcopal em 1626. Em 1634, através da bula Salvatoris Nostri do Papa Urbano VIII a Congregação teve aprovação pontifícia.


Seus membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava «Casa de São Lázaro»

Nenhum comentário:

Postar um comentário