Destaques

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

São Vicente de Paulo. Patrono das obras de caridade

São Vicente de Paulo foi um sacerdote católico francês que se dedicou a servir os pobres. Ele foi reconhecido por sua compaixão, humildade e generosidade e é conhecido como o "Grande Apóstolo das Trompetas". Canonizado em 1737. São Vicente de Paulo é o patrono das obras de caridade; hospitais; lepra; itens perdidos; Madagascar; prisioneiros; Sociedades de São Vicente de Paulo, entre outras.

Festa: 27 de setembro

O martirologio romano: Memória de São Vicente de Paulo, sacerdote que, cheio de espírito sacerdotal, e que em Paris se dedicou aos cuidados dos pobres, pode reconhecer o rosto de Deus em cada pessoa que sofre. Ele fundou a Congregação da Missão (Paúles), e também, com a colaboração de Saint Louise de Marillac, fundou a Congregação das Filhas da Caridade, para restaurar a vida normal típica da Igreja primitiva, para formar um santo sacerdócio e ajudar os pobres.


Biografia de São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo nasceu em uma pequena casa rural nos arredores da aldeia de Pouy, a cerca de cinco quilômetros da cidade de Dax, na região das Landes, no sudoeste da França.

No lugar de seu nascimento, hoje conhecido como Berceau de São Vicente de Paulo, há uma modesta construção de tijolos e vigas de madeira muito semelhantes à casa onde Vincent nasceu em abril de 1580 ou 1581 (o ano exato não é certo ).

Seus pais eram camponeses modestos , que contaram apenas o trabalho da terra para cuidar de seus numerosos filhos. Até os seus doze anos, Vicente morava em sua casa.

Ele era o terceiro dos seis irmãos. A modesta condição da família significava que, em breve, o filho de Vincent tinha que contribuir com seu trabalho de pastor de ovelhas e de porcos para a economia familiar.

Em breve, ele também mostrou uma inteligência desperta, o que levou seu pai a pensar que este filho poderia muito bem fazer uma carreira; expressamente, uma carreira eclesiástica.

Estudou primário e secundário em Dax, e depois filosofia e teologia em Toulouse por sete anos. Ele também fez alguns estudos em Zaragoza. Ele foi ordenado muito jovem, com a idade de vinte anos, com a intenção de ser um pároco imediatamente para poder ajudar sua família.

Ele foi ordenado sacerdote em 23 de setembro de 1600 . O bispo de Dax oferece-lhe uma paróquia, mas prefere continuar seus estudos; ele aponta mais alto: ele quer ser bispo. Em 1604 obtém o doutorado em teologia. 
Diz-se que uma velha de Toulose deixou uma herança de 400 escudos (nas mãos de um devedor), a quem seguiu até Marselha, onde conseguiu recuperar 300 escudos e voltou para Toulose.

Vendido como escravo

Quando embarca em Narbona, é atacado pelos turcos e cai prisioneiro. Ele é então vendido como escravo na Tunísia. Ele passou por vários mestres, o último de quem era um cristão renegado, a quem ele se converteu e conseguiu chegar a Roma.

Então ele foi para Paris, onde conheceu Pierre de Bérulle, no hospital de Caridade. Bérulle era sacerdote e fundador de um grupo de sacerdotes espirituais.

Naquela época, o clero emergiu em um estado de guerras lamentável; os decretos do Concílio de Trento sobre a formação dos sacerdotes não foram cumpridos e muitos bispos viveram como grandes senhores, longe de suas dioceses.

Bérulle queria que Vincent entre no Oratório (Congregação onde pretendia viver um sacerdócio fervoroso), mas ele não aceitou. Sim, em vez substitui um padre que entrou no Oratório (Congregação dos padres que praticam a pobreza, a votação não buscar vantagem ou dignidade, contra a ambição, e dedicar-se ao sacerdócio, contra inútil inatividade).

Descobrindo sua vocação interior

Vincent nomeou o preceptor da família de Phillipe de Gondi, sobrinho do arcebispo de Paris, chega a esse destino em setembro de 1613.

Durante as viagens de Gondi, ele entra em contato novamente com os camponeses e com as pessoas pobres que vivem nos domínios da família nobre. E ele percebe que o Evangelho exige uma caridade radical.

Visita a um moribundo em Gannes, perto do palácio do Gondi; estava perto da morte sem ter encontrado um olhar sacerdotal muito doce e bastante humano para poder se deixar e se atrever a acreditar na ternura de Deus. Esta é a vocação de Vincent: ternura. Seu coração foi tocado . Deus já chegou.

Vicente, já tocado por Deus, que não o abandonou em sua dura trajetória do deserto, ele muda de coração e ele que não queria ir aos campos de sua aldeia , agora quer ir aos campos mais distantes para expressar a todos que eles se sentem perdidos que existe um deus de ternura que não os esqueceu. Ele quer ser um testemunho desse amor divino. Esteja presente com a ternura de Deus.

Vincent não quer ficar mais tempo com o Gondi e diz a Bérulle em maio de 1617. Ele se muda para uma pequena paróquia entre Lyon e Genebra, na região de Bresse: Chatillon-des-Dombes, como pároco.

Aquele que passou sua vida fugindo de sua origem e destino, é dedicado ao que escapou desde a juventude. Ele já encontrou seu caminho: a vocação da ternura.

Ele estabeleceu a Residência Central da Congregação em um antigo hospital de leprosos conhecido como "Hospital de San Lázaro", onde ele foi morar. Por esta razão, os sacerdotes paulinos ou santo e também foram chamados de lazaristas.

Fundou as Confrarias de Caridade em 1617, a Congregação da Missão em 1625 e a Companhia das Filhas da Caridade, em 1633 Luisa de Marillac.

Ele morreu aos oitenta anos, em 27 de setembro de 1660. Canonizado por Clemente XII em 1737, o Papa Leão XIII o proclamou um patrono especial de todas as obras de misericordia cristã em 1885.

"A caridade, de fato, é o mais alto padrão, ao qual tudo deve tender: ela é uma senhora ilustre, e devemos cumprir o que ela ordena. Renovemos nosso espírito de serviço aos pobres, especialmente aos abandonados e abandonados, desde que nos foram entregues para que possamos atendê-los como senhores. " (Dos escritos de São Vicente de Paulo, presbítero, Carta 2.546)

Nenhum comentário:

Postar um comentário