Destaques

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Papel das Filhas da Caridade na Equipe de Missão

missão

Na história da Igreja, o dinamismo missionário sempre foi um sinal de vitalidade; A fé é confirmada quando é dada.

Juntos, sacerdotes, irmãs, leigos, somos enviados a nossos irmãos para acompanhá-los na busca do significado de sua vida, na descoberta de Deus , servi-los com inteligência e amá-los com paixão. Em uma equipe de missão, cada membro tem seu lugar, sua função. Como Filha da Caridade, compartilho com você minha pequena experiência como membro de uma equipe de missão, apontando o papel da Irmã na Missão e dentro da equipe da missão.

Eu falo de uma experiência de uma missão no verão de 1996, uma missão de 15 dias em duas aldeias vizinhas no norte do Líbano: Bazoun e Kkerkade. O grupo é composto por 27 jovens, dois padres lazaristas e 6 filhas da caridade; nosso lugar era a velha escola da aldeia. Pobre materialmente, mas rico pela acolhida das pessoas e pela presença deles.

Um campo de missão: era uma questão de testemunhar a fé, a vida, a alegria , a palavra e a ação deles, e viver um forte período de progressão espiritual, no ambiente comunitário de uma equipe animada por um ideal evangélico.

Juntos, eu cuidei, com duas jovens, de um grupo de jovens da aldeia de 15 a 18 anos. Nós lidamos com vários tópicos: moda, TV e sua influência. as seitas, o sacramento do casamento e o da penitência, as dificuldades encontradas em sua vida. Um tempo também foi dedicado a preparar as músicas de Missa e noites. Eles arrumaram uma saída, juntos. Uma amizade vivia de alegria e simplicidade.

O que a Irmã pode trazer para uma equipe de missão e a missão

Meu papel como Filhas da Caridade, servo de Deus e dos Pobres, é estar presente para aqueles que precisam de um gesto, uma respiração, uma mão. A Irmã age como um elo entre os membros do grupo, os habitantes da cidade e os sacerdotes. Reunindo e acompanhando os jovens, muitos deles pediram para ver o sacerdote para pedir conselhos e receber o sacramento da Penitência.
Dentro do grupo, eles freqüentemente recorreram à Irmã para suas necessidades materiais ou espirituais: diante de uma dificuldade, as mulheres jovens, acima de tudo, se aproximaram da Irmã com confiança, felizes em se sentir bem-vindas.
Seguindo o exemplo de Maria em Caná, seu papel é seguir Jesus e trazer outros para Ele, e isso para uma atenção contínua às suas necessidades. Sua natureza feminina, delicadeza, ternura, prudência e atenção, favorecem o relacionamento com os outros de forma simples e autêntica. Muitos jovens de ambos os sexos, especialmente aqueles que fazem parte do grupo missionário, expressam sua necessidade de conversar com a Irmã para lhe dizer uma dificuldade, fazer-lhe algumas perguntas específicas sobre "questões de orientação da vida, casamento, problemas com os pais, sociedade, busca o significado de suas vidas, muitas preocupações e preocupações são compartilhadas ". Eu tentei organizar meu tempo para que eu pudesse estar ouvindo esses jovens,

A presença da Irmã é efetiva em particular para as visitas das pessoas em suas casas, ela facilita a entrada do sacerdote e os outros membros do grupo missionário. As visitas às famílias criaram contatos humanos, eles me permitiram descobrir suas aspirações e suas necessidades. Nessas missões, as pessoas nos dizem: "Fique conosco, educem nossos filhos, nos ajudem a conhecer nossa religião. Tudo o que você diz é bom para nós ". Que sede de conhecer melhor Cristo! No momento da despedida, algumas lágrimas testemunham os laços criados e a alegria da presença de Cristo no meio de sua própria missão.

Na verdade, a presença da irmã é "Maria e Marta". Uma vida de oração que se traduz em serviço, em caridade concreta. Ela está atenta ao grupo e o ajuda a preparar a atmosfera que é traduzida pela oração comum e a partilha dos serviços humildes; jogando uma mão
A presença da Irmã é um testemunho da alegria de uma vida consagrada, de pertencer à Igreja, à Sociedade e aos pobres, um compromisso da vida no dom e serviço, uma "resposta do amor" para um chamado de amor "C. 26. Sua vida e serviço fazem com que ele pergunte ao redor dele. Durante a missão, várias questões foram levantadas sobre o significado da vocação, encontrei-me com as jovens que ousaram falar sobre a busca de uma vida de compromisso, e também manifestaram sua preocupação com a demanda de uma vida consagrada. A presença da Irmã entre eles foi uma oportunidade para compartilhar seus desejos e preocupações, bem como a esperança cristã de que, apesar de tudo, os empurra para criar uma "civilização do amor", como o Papa João Paulo II gosta de repetir.

Problemas encontrados

Como uma filha da caridade, as dificuldades encontradas não vieram da minha pessoa ou dos meus contatos, mas daqueles sentidos e vividos pelo grupo como tal, a saber:

Dificuldades provenientes do pároco do lugar. Embora tenham aceitado a missão em sua aldeia, alguns sacerdotes foram um obstáculo quando perceberam o impacto do grupo em seus paroquianos; portanto, às vezes uma luta pelo poder; Eles acreditavam que perderiam seu lugar ou sua autoridade .
Dificuldades no grupo. Às vezes, alguns membros do grupo não estão conscientes do seu compromisso missionário, e existe o risco de causar desunião ou indiferença e pode ter uma má influência sobre a vida do grupo e prejudicar a missão; Felizmente, tudo foi organizado a partir da reflexão e da revisão conjunta.
Dificuldades decorrentes das pessoas a quem a missão é dirigida . Alguns jovens estavam desinteressados ​​nas questões importantes de fé em Cristo, outros se distanciaram e se recusaram a participar da missão, nós, porém, respeitando sua liberdade, tentamos entrar em contato com eles pessoalmente, encorajá-los a Participe de nossas reuniões.
* * * * *

Uma vida autêntica e atraente, um testemunho da vida, da partilha, da alegria, é muito necessária hoje para as pessoas que nos cercam e especialmente para aqueles que deixam a Igreja.

A evangelização não é principalmente um programa ou um discurso, é uma presença, compromisso e abertura para Cristo.

Obrigado Senhor, por viver essas tão ricas missões entre os nossos irmãos necessitados é uma graça, entendi melhor do que todas as pessoas, cada homem, que cada homem tem sua função e sua responsabilidade na extensão do Reino no mundo hoje .

Juntos, vamos continuar a jornada, cheia de confiança, pois, como São Vicente diz: "Faça mais e mais e mais".

Fonte: http://vincentians.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário