Destaques

domingo, 24 de setembro de 2017

LECTIO DIVINA: SEGUNDA-FEIRA DA SEMANA XXV DO TEMPO COMUM

LEITURA I: Esdr 1, 1-6 

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, entregou-me todos os reinos da terra e Ele próprio me encarregou de Lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de entre vós faz parte do seu povo? O seu Deus esteja com ele e suba a Jerusalém de Judá, para construir o templo do Senhor, o Deus de Israel, que habita em Jerusalém. E todos os sobreviventes do povo, onde quer que residam, devem ser ajudados pelos habitantes do lugar, com prata, ouro, bens e rebanhos, e também com oferendas voluntárias, para o templo de Deus, que habita em Jerusalém». Então levantaram-se os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, enfim, todos os que o Senhor inspirou para reconstruir o templo do Senhor em Jerusalém. Todos os seus vizinhos os ajudaram em tudo, com prata, ouro, bens, rebanhos e objetos preciosos, e também com toda a espécie de ofertas voluntárias.


Compreender a Palavra

Depois de anos de cativeiro em Babilónia, longe da pátria, longe da cidade santa, sem templo onde celebrar as festas em honra do Senhor, eis que Deus desperta o coração de Ciro, rei pagão da Pérsia, para enviar de novo para a cidade santa o povo da promessa a fim de reconstruir o templo ao Senhor, Deus do céu. As palavras do rei caíram bem no coração dos Israelitas e no coração de todos os que viviam junto deles e que o Senhor inspirou, de modo que aceitaram o desafio do rei e ofereceram voluntariamente prata, outro e toda a espécie de objetos preciosos para a reconstrução do templo.

Meditar a Palavra

Deus não está fechado num credo, numa fé, numa religião nem numa expressão religiosa. Deus está no coração de cada homem e livremente atua, de modo a que o homem o encontre e se deixe inspirar por ele. Ciro sentiu-se tocado pelo Deus de Israel que habita em Jerusalém, mas também muitos homens e mulheres anónimos se deixaram tocar pelo mesmo Deus de modo a colaborar, volutaria e generosamente, para a reconstrução do templo. Muitos deles nunca foram a Jerusalém, não tiveram a possibilidade de ver o templo reconstruído e de entrar ali para rezar ao Senhor, Deus do céu. Mas, no coração, não foram insensíveis ao apelo de construir um templo para o Senhor. Deixaram-se tocar por aquele que habita no templo mais belo e rico, que não foi feito pelas mãos dos homens mas pelo amor de Deus, o coração de cada homem. Nós temos muitos templos, muitas igrejas, capelas e santuários. Teremos coração para acolher a Deus? Muitos homens nunca entram num templo ou num santuário, não conseguem perceber o interesse ou a necessidade. No entanto, podem perceber que são visitados pelo Senhor a quem nós construímos os templos e isso é quanto basta para se deixar inspirar até conseguir ir mais longe, até à cidade santa.

Rezar a Palavra

Dá-me coração para ti Senhor. Dá-me coração inspirado para acolher a tua vontade e responder positivamente ao teu desejo de nele habitar para sempre. Inspira-me para trazer os homens à experiência gratuita do teu amor que enche os corações.

Compromisso

Vou reconstruir o templo do meu coração para que seja lugar onde Deus habita.

Evangelho: Lc 8, 16-18
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha ou a colocar debaixo da cama, mas coloca-a num candelabro, para que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não se torne manifesto, nem secreto que não seja conhecido à luz do dia. Portanto, tende cuidado com a maneira como ouvis. Pois àquele que tem, dar-se-á; mas àquele que não tem, até o que julga ter lhe será tirado».

Compreender a Palavra

O texto de hoje apresenta três ideias muito claras relativamente à Palavra de Deus. A primeira ideia é a da luz: A Palavra é luz e é para se colocar em lugar onde todos tenham luz. A segunda ideia é a do segredo, do oculto: os mistérios de Deus revelados pela Palavra devem ser proclamados por cima dos telhados, para que sejam conhecidos. E finalmente a exigência do escutar bem: a Palavra pode ser escutada por ouvidos e por corações distorcidos que não buscam a verdade mas justificações para as suas próprias ideias.

Meditar a Palavra

Jesus fala comigo, hoje, para me dizer que a sua Palavra deve tornar-se luz para os meus passos e não apenas uma palavra bonita que guardo como qualquer outro conhecimento. Não posso esconder a Palavra e a verdade que nela me é comunicada mas torná-la evidente para todos os que entram na “minha casa”. Deus revela-se a mim e revela-me os seus mistérios ocultos desde sempre mas agora revelados em Cristo. Eu sou, pela minha vida, lugar onde Deus se revela a todos. Não posso ofuscar a verdade de modo que os outros em vez da revelação de Deus encontrem caminhos de engano e de mentira. A Palavra que Deus me revela, é para ser entendida com a inteligência e com o coração para não ensinar aos outros a minha opinião mas a verdade revelada por Deus.

Rezar a Palavra

Tu és a minha luz, Senhor. A tua Palavra é luz para os meus passos e revela-me os teus caminhos de verdade e de vida. Preenche, Senhor, o meu coração com a tua verdade para que não sacie a minha vida com as palavras enganosas com que o mundo me seduz para viver longe de ti. Que eu saiba preservar em mim, a verdade que desde pequeno me foi transmitida como verdade de fé e seja exigente comigo para não inventar justificações que me levam a ficar satisfeito com palavras bonitas que encantam mas não saciam, que brilham mas não iluminam.

Compromisso

Num momento de oração vou pedir a Jesus que ilumine o meu coração para conhecer a verdade que me revela na sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário