Destaques

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

LECTIO DIVINA: Confiar plenamente - Mateus 8.5-13

1Quando Jesus acabou de dizer essas coisas ao povo, foi para a cidade de Cafarnaum. 2Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito. O empregado estava gravemente doente, quase morto. 3Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado. 4Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com insistência:
— Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, 5pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós.
6Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus:
— Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. 7E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. 8Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.

9Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia:
— Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!
10Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.
Obrigada, Amado Pai, por poder iniciar mais uma semana de trabalhos, estudos, desafios e enfrentamentos, na certeza de Sua presença constante.
Chama-nos a atenção a fé do personagem do evangelho de hoje. Ele não queria incomodar e também não se sentia digno de receber a ilustre presença de Jesus em sua casa, mas sabia que a palavra do Mestre tinha poder. Ele entregou sua necessidade por completo nas mãos de Jesus e confiou cegamente.
Fico me perguntando: quantas vezes preciso que Deus realize alguma coisa em minha vida, rezo, imploro para que Ele o faça, mas, no fundo, não acredito que tal coisa acontecerá?
No mundo desconcertado em que vivemos, estamos tão acostumados com a não realização de nossos anseios, estamos tão acostumados com notícias negativas que não conseguimos, muitas vezes, abandonarmos-nos nas mãos de Deus tal como o centurião do texto de hoje.
Precisamos nos exercitar quanto à confiança que depositamos em Deus. Ser perseverantes na fé não significa apenas acreditar na existência e no amor desse Pai, mas depositar nossas expectativas em Suas mãos. Ter consciência de que Ele sabe, muito antes de nós mesmos, sobre nossas necessidades e sobre o que precisa fazer por cada um de nós.
O que falta-nos, por outro lado, é uma sintonia com o tempo de Deus. Por isso, contemplemos a ação de cura do evangelho de hoje e peçamos ao Espírito Santo nos ajude a sincronizar o nosso tempo com o tempo de Deus para, assim, sermos mais firmes na crença de que Sua ação é certa.
É interessante fazermos uma analogia com a nossa vida para entendermos um pouco mais sobre a admiração que Jesus sentiu ao perceber a fé tão forte do centurião. Na nossa experiência de vida, temos exemplos de pessoas nas quais sabemos que podemos confiar e a elas recorremos para pedir certos favores. Entretanto, essa confiança não nasce do nada, mas do conhecimento que vamos aprofundando acerca dessas pessoas.
Analogamente, podemos entender a fé do patrão que intercede por seu funcionário no texto de hoje. Certamente ele já tinha ouvido falar sobre os milagres de Jesus ou tinha ouvido suas pregações o suficiente para ter noção de Sua capacidade. Em outras palavras, ele conhecia aquele a quem se dirigiu.
Assim, também nós, se não nos abandonamos plenamente nas mãos de Deus, isso é sinal de que precisamos investir mais em conhecê-Lo melhor. Conhecendo-O de verdade, não perderíamos as expectativas. Como conhecê-lO? Por meio de nossa experiência orante. Nossas orações são capazes de nos colocar em profunda conexão com o Pai a ponto de sentirmos um canal aberto de comunicação e de duas vias: nós falamos, mas também conseguirmos discernir a voz de Deus no nosso coração. Essa experiência nos fará conhecer Deus de tal forma que não vacilaremos enquanto esperamos Sua direção de nossa vida.
Tarefa para a semana: fazer de “minhas” orações um caminho mais contínuo, sem hiatos, sem interrupções, para que minha experiência de conhecer Deus se aprofunde e “me” faça parar de vacilar na fé. Assim, “conseguirei” banir aos poucos os pensamentos negativos e os momentos de desistência na minha vida.
Meditemos também o trecho abaixo do Salmo de hoje (Sl 27(28), 2.7.8.9 (R6)
Minha força e escudo é o Senhor;
meu coração nele confia.
Ele ajudou-me e alegrou meu coração;
eu canto em festa o seu louvor.

Amém!
Ana Paula Ferreira – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário