Destaques

sábado, 22 de agosto de 2015

LECTIO DIVINA

 Lc 1,26-38
Naquele tempo: 26 O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamentoa um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’ 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,e o seu reino não terá fim’. 34 Maria perguntou ao anjo: ‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’ 35 O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível’. 38 Maria, então, disse: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o anjo retirou-se.
Oração: O planos de Deus

“O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José.” (Lc 1, 26-27)
A lógica de Deus não é mesmo a nossa lógica! Deus se faz homem para estar no meio de nós. Ele escolhe uma cidade, Galiléia, também conhecida como Nazaré e escolhe uma família: uma virgem – Maria – e o seu noivo – José. Deus pode acompanhar a nossa história, mas para Ele não basta. Ele quis viver cada etapa do desenvolvimento humano, sentir as tristezas e as alegrias, os fracassos e as vitórias do dia-a-dia, assim como nós sentimos e vivemos. Deus tornou-se homem e igualou-se em tudo menos no pecado.
Deus é Deus, porém Ele desejou e deseja que façamos parte da construção do seu Reino.Através do Anjo Gabriel Ele faz o convite: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.” Deus contou com a disponibilidade de Maria em abrir-se à novidade: gerar em seu ventre o “Salvador”. Será que Maria teve dúvidas? Será que teve medo? O anjo se adianta: “Não tenhas medo.” E depois reforçou: “ porque para Deus nada é impossível”.
Assim como foi com Maria, Deus também nos convida a cada dia abrir-nos à novidade; a arriscar a vida a favor da construção do Reino. Num mundo de tantas injustiças, tanta cobiça, tanta violência, tanto desamor e individualidade nos ambientes familiares, no trabalho, nos espaços educativos, nas ruas, como agir? Como viver?
Que possamos inserir-nos nessa passagem e ouvir o que o anjo nos diz.
Qual é a novidade que ele me apresenta?
Qual é a minha resposta?
Deixar que o anjo, através de Deus, nos aponte como tudo ocorrerá.
Confiar: crer que PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL.
Que o Espírito Santo nos guie neste diálogo. Amém.

Norma Parreiras - Lectionautas do Brasil

João Elias Fernandes
Sou João, tenho 23 anos, estudante de engenharia de produção,
Jovem Mariano Vicentino. 
Caicoense, 
Moro em Campina Grande PB, onde estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário