Destaques

segunda-feira, 9 de março de 2015

Papa pede para que todos limpem os vossos corações

No Angelus deste domingo, 8, o Papa Francisco diz que Jesus faz “a limpeza” não com o chicote, mas com a misericórdia e com o amor
Da redação, com Rádio Vaticano
“O Senhor se sente verdadeiramente a casa na nossa vida? Permito-lhe fazer ‘limpeza’ no meu coração e expulsar os ídolos, isto é, as atitudes de ganância, inveja, mundanismo, aquelas atitudes de fofocar e prejudicar os outros? Permito-lhe fazer limpeza dos comportamentos contra Deus e contra o próximo?”. Essas foram as perguntas feitas pelo Papa Francisco, neste domingo, 8, a toda multidão que estava na praça de São Pedro, no Vaticano.
angelus_papa_santos
O Papa destaca que no tempo da Quaresma, as pessoas se preparam para a celebração da Páscoa, momento que se renova as promessas do Batismo.
Sua reflexão baseia-se no episódio evangélico da expulsão dos vendedores do templo. O Papa diz que Jesus faz “a limpeza” não com o chicote, mas com a misericórdia, com o amor. Ele pede para que as pessoas abram a porta do coração para que “Jesus faça um pouco de limpeza”.
O Pontífice definiu a expulsão dos vendedores do templo como “um gesto profético” e disse que a mensagem dada naquela ocasião por Jesus se compreende plenamente à luz da sua Páscoa.
“Temos aqui, de acordo com João, o primeiro anúncio da morte e ressurreição de Cristo: seu corpo, destruído na cruz pela violência do pecado, se tornará na Ressurreição o lugar de encontro universal entre Deus e os homens. E Cristo Ressuscitado é precisamente o lugar do encontro universal entres Deus e os homens”, disse.
O Santo Padre acrescenta dizendo que a humanidade é o verdadeiro templo onde Deus se revela, fala e se faz conhecer. “Os verdadeiros adoradores de Deus não são os guardiões do templo material, os detentores do poder e do conhecimento religioso, mas aqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade” (Jo 4,23).
O Papa destaca que no tempo da Quaresma, as pessoas se preparam para a celebração da Páscoa, momento que se renova as promessas do Batismo. Ele pede para que todos caminhem como Jesus e façam da existência um sinal de Seu amor pelos irmãos, especialmente os fracos e os mais pobres. “Vamos construir para Deus um templo em nossas vidas. E, assim, O tornamos ‘ao alcance’ de tantas pessoas que encontramos no nosso caminho”.
O Pontífice recordou que cada Eucaristia que celebramos com fé nos faz crescer como templo vivo do Senhor, graças à comunhão com o seu Corpo, crucificado e ressuscitado. “Jesus conhece o que está em cada um de nós, e conhece também o nosso mais ardente desejo: de ser habitado por Ele, só por Ele”.
Antes de conceder a Benção Apostólica, o Santo Padre pediu a Maria Santíssima que acompanhe e sustente a todos no itinerário quaresmal, para que possam redescobrir a beleza do encontro com Cristo, que liberta e salva.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário