Destaques

terça-feira, 26 de março de 2013

YOUCAT: Catecismo Jovem #Morte de Jesus


Diante da morte de Jesus Cristo, podemos nos questionar: Deus quis a morte de seu próprio filho?  Na morte violenta sofrida por Cristo, temos que entender que existe condições externas  e não somente na morte em si,  isto se justifica no motivo “para que nós, filhos do pecado e da morte, tivéssemos a Vida.” [YouCat 98], podemos confirmar isto na carta de São Paulo a comunidade de Filipos  “Ele tinha a condição divina mas não se apegou a sua igualdade com Deus (...)  humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz!” Fl (2, 6;8)


Existe uma prova tão grande de amor tanto pelo lado de Deus quanto pelo lado de Jesus que podemos confirmar na Cruz, Deus para nos salvar colocou seu filho no mundo da morte, e se uniu a Seu Filho Jesus Cristo nesta missão, podemos verificar a unidade do Pai e Filho que estavam indissociavelmente aliados e preparados para realizar sua tarefa de amor, tomando sobre Si os pecados da humanidade, assim: “Ele quis dar-nos a Sua Vida eterna, para desfrutarmos da Sua alegria, e quis sofre nossa aflição, o nosso abandono e a nossa morte, para em tudo estar em comunhão conosco, para nos amar até o fim e para além da morte.” [YouCat 98]

Desta forma podemos entender o mistério da Cruz, a qual nós cristãos católicos trazemos como marca de nossa salvação, como afirma Santa Rosa de Lima “Além da cruz, não existe outra escada para subir ao Céu” e neste mesmo sentido temos a fala de Santo Anselmo de Cantuária “Só quem seriamente ponderou quão pesada é a cruz  pode conceber quão pesado é o pecado.” O nosso Papa Francisco nos exorta, quando de sua homilia na missa com os cardeais “Eu sigo-Te, mas de Cruz não se fala. Isso não vem a propósito. Sigo-Te com outras possibilidades, sem a Cruz. Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor.” [Papa Francisco, Santa Missa com os Cardeais - Capela Sistina -14-03-2013]

Nenhum comentário:

Postar um comentário