Destaques

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Seja nossa vida dispêndio de amor


Conteúdo enviado pelo internauta Pompilio Victor Soares
Segundo o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o ato de consumir sugere a aquisição de bens de consumo, sendo que, do exagero dessa prática, vem o consumismo. Interessante como se amplia para o mesmo vocábulo os seguintes significados: enfraquecer, desgastar, mortificar, correr até a destruição. Talvez seja este o sentido literal para o termo consumir: destruição. Estudos indicam que se todos os países consumissem como os ricos, teríamos um colapso global, já que o planeta não suportaria tal demanda.

Nós jovens somos alvos desse contexto. Para nós está voltada a grande mídia, a qual cria uma cultura de busca pelo “ter” em detrimento do “ser”. O fascínio de possuir o carro do ano acalenta nossas mazelas temporariamente, porque logo aquilo perde o significado. Então, o mundo nos oferece algo novo e melhor. A euforia volta, mas passa; não alegra o coração. O círculo vicioso se infunde sem almejar plenitude, portando o egoísmo, a ganância, a violência, a frustação, a perca de referência, o desamor. A destruição.
Gosto muito das palestras do padre Léo. Sou jovem e cresci escutando o sacerdote nas manhãs de sábado; como muitos, fui cativado pela sua capacidade de apostolar um Jesus alegre. Em um de seus dizeres, comentava sobre o consumismo da maneira que lhe era peculiar. Relatava ele que gastar 700, 1 mil reais num par de tênis era ‘pecado mortal’.
Eu faço coro à voz do padre, que tem impactado a tantos mesmo após a sua morte. A valorização da casca reprime o conteúdo, tornando-o frágil e vazio. É projeto relativista da sociedade que desperta a torpe luta pelos prazeres, pelos ideais frouxos da tropa mais vigorosa: a juventude.
Certa vez, ouvi de um amigo na faculdade que as renúncias impostas pelo curso o impossibilitava de comprar roupas de grife e, até mesmo, de se esbanjar com refrigerantes ou refeições elaboradas. Acho que tudo tem a mão de Deus e ele faz as coisas certas. Coisas caras devem ser tratadas como extraordinárias.
Na matemática do Alto, dividir multiplica sonhos e sorrisos, os quais são mais gratificantes do que o passageiro encanto do “tênis da moda”, que não tem a capacidade de guiar nossos passos para o caminho do Senhor. Tal qual o mais potente dos automóveis não possui GPS para o Céu.
Seja o amor nosso sentido para que o destino do percurso encontre a Verdade e a Vida.
Fonte: Destrave

Nenhum comentário:

Postar um comentário