Destaques

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dom Eugenio


Segredo de Dom Eugênio foi atender a vontade de Deus, diz Dom Orani

Kelen Galvan
Da Redação


TV Canção Nova
Dom Orani presidiu a Missa das Exéquias pelo Cardeal Eugênio Sales nesta quarta-feira, 12, na Catedral do Rio de Janeiro
A Missa das Exéquias pelo Cardeal Eugênio de Araújo Sales foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, às 15h desta quarta-feira, 11, na Catedral São Sebastião, na capital carioca.

Logo no início da Celebração, Dom Orani fez um agradecimento pelos 30 anos de serviço prestado por Dom Eugênio Sales à arquidiocese do Rio de Janeiro, além de sua missão na arquidiocese de Natal (RN) e São Salvador (BA), e fez um pedido ao Senhor: "Peçamos ao Senhor que o receba junto dele para que ele tenha a alegria perpétua".

Concelebraram os cardeais: Dom Raymundo Damasceno de Assis, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Cláudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Scheid e Dom José Freire Falcão, além de dezenas de bispos e sacerdotes, muitos dos quais ordenados por Dom Eugênio. Também marcaram presença na Santa Missa os familiares do cardeal, autoridades políticas, civis e membros da Igreja Ortodoxa. Estiveram presentes ainda representantes judeus, muçulmanos e afros.

Na homilia, Dom Orani afirmou que o lema de Dom Eugênio "Eu gastarei a minha vida" foi o que ele viveu até o último minuto, antes de sua morte nessa segunda-feira, 9. "Ele foi o pastor que cuidou do rebanho, enfrentou os lobos, cuidava de todos e se tornou um sinal não só para a Igreja, mas em toda a sociedade", destacou.

A verdadeira "coroa de glória" de Dom Eugênio era sua conformidade com a vontade de nosso Senhor Jesus Cristo, enfatizou Dom Orani. "Esse foi o segredo de todas as suas atividades [...] e sua incansável fidelidade à Igreja e sua doutrina".

Após a Missa, o corpo de Dom Eugênio foi sepultado na cripta da própria Catedral.

A Missa de 7º dia será no próximo sábado, 14, às 9h na Catedral São Sebastião e em todas as Missas nas paróquias da Arquidiocese nesse dia.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário