Destaques

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mensagem do Papa Bento XVI


Bento XVI lembra festa de Corpus Christi, ato público da Eucaristia


Da Redação, com Rádio Vaticano


Reuters
Bento XVI saudou, da janela de seus aposentos, os peregrinos reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano
Ao meio-dia deste domingo, 10, o Papa Bento XVI rezou a oração do Angelus, da janela de seus aposentos, junto a uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na mensagem que precedeu a oração mariana, o Santo Padre recordou a festa de Corpus Christi - solenidade celebrada no Brasil na última quinta-feira, 7, e celebrada hoje na Itália e em muitos outros países - e destacou que a celebração é um "grande ato de culto público à Eucaristia", Sacramento no qual o Senhor "permanece presente para além do tempo da celebração".

Nas igrejas, "o lugar mais sagrado é justamente onde a Eucaristia é conservada". Diante disso, o Papa recordou as comunidades atingidas pelos abalos sísmicos que nestes dias sacudiram a região da Emilia Romagna – norte da Itália –, obrigadas a celebrar a Missa ao ar livre ou em tendas porque suas igrejas foram destruídas ou danificadas. Em algumas igrejas, o tabernáculo que guarda o Corpo Eucarístico de Cristo ficou sob os escombros.

"É uma situação – prosseguiu – que ressalta ainda mais a importância de estarmos unidos em nome do Senhor, e a força proveniente do Pão eucarístico".

Da fração desse Pão – disse – "nasce e se renova a capacidade de partilhar também a vida e os bens, de carregar o peso uns dos outros, de ser hospitaleiros e acolhedores".

Em seguida, reiterou a importância das procissões com o Santíssimo Sacramento e convidou os fiéis a professarem o culto da Eucaristia não somente durante a Missa: "A oração de adoração pode ser feita, quer pessoalmente, detendo-se em recolhimento diante do tabernáculo, quer de forma comunitária, inclusive com salmos e cantos, mas sempre privilegiando o silêncio, em que ouvir interiormente o Senhor vivo e presente no Sacramento."

Após o Angelus, o Santo Padre saudou com afeto os peregrinos poloneses, recordando que o Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, encontra-se na Polônia para celebrar os 25 anos da viagem apostólica de João Paulo II a sua terra natal e para inaugurar um Centro de estudos dedicado ao Beato Wojtyla. O fruto dessa viagem é justamente "a Festa da Eucaristia", celebrada neste domingo em Łódz.

Falando em italiano, Bento XVI recordou que na próxima quinta-feira, 14, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Nesse contexto, convidou os doadores de sangue a esse gesto de solidariedade indispensável para muitos doentes: "Expresso meu grande apreço àqueles que praticam essa forma de solidariedade indispensável para a vida de muitos."

Em seguida, o Santo Padre concedeu a todos os presentes a sua Benção Apostólica.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário