Destaques

terça-feira, 22 de maio de 2012

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013


A partir de sábado, campanha de hospedagem da JMJ inicia nova fase


Da Redação, com Site oficial da JMJ 2013


Site oficial
Divulgação da Campanha de Hospedagem para a JMJ Rio 2013
O Setor de Hospedagem do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 vai promover neste sábado, 26, um treinamento para as equipes paroquiais de hospedagem e para os voluntários que vão apoiar a nova fase da campanha “Faça milhões de amigos”.

Esta etapa consiste em visitar as famílias cadastradas em cada território paroquial para esclarecer possíveis dúvidas, além de finalizar os cadastros. A tarde de treinamento, que acontecerá das 14h às 17h, será no segundo andar do Edifício João Paulo II, onde fica a sede do COL, no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

Aqueles que quiserem ser um hospedeiro ou oferecer seu estabelecimento para acolher os peregrinos podem fazer o cadastro no site oficial da Jornada - www.rio2013.compthospedagem ou enviar um email - hosped@rio2013.com, informando o endereço do local, nome e telefone de contato para o agendamento de uma visita e posterior registro do local.

Encontro com os institutos religiosos

No dia 9 de maio, a equipe do COL se reuniu com representantes de 75 institutos religiosos para apresentar e esclarecer as dúvidas das congregações sobre o funcionamento da hospedagem, das catequeses e da feira vocacional durante a JMJ Rio2013.

Além da coordenadora do Setor Hospedagem, Irmã Graça Maria, estiveram presentes na reunião o presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o Vigário Episcopal para a Vida Consagrada na arquidiocese, Dom Roberto Lopes e um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, padre Leandro Lenin.

Dom Orani ressaltou que a hospedagem vai beneficiar não somente os peregrinos, mas também aqueles que os acolherão. “A vida consagrada é por si só um grande bem para a Igreja, e quando os irmãos receberem os jovens em suas casas, creio que além de fazer um bem para os que chegam, fará um bem para a própria vida religiosa que se abre a essas experiências. Eles irão conhecer realidades de todo o mundo e projetar também uma visão positiva do Rio que recebe com alegria os que vêm de longe”, disse.  

De acordo com Dom Roberto, alguns colégios religiosos já estão fazendo reformas e analisando as estruturas sanitárias para melhor acolher os peregrinos. “Em algumas regiões as próprias religiosas estão indo a clubes e outros locais que poderiam acolher a juventude. Acredito que a JMJ será um sucesso”, afirmou.

O padre Leandro Lenin destacou que as congregações também poderão sediar catequeses se dispuserem de auditórios e quadras esportivas que não serão usadas para a hospedagem. Além da acolhida nas hospedagens e catequeses, alguns religiosos já se mostraram dispostos a trabalhar também como voluntários especialmente na área de traduções devido à diversidade linguística de muitas congregações.

A Feira Vocacional também entusiasmou a todos. “Essa é a oportunidade que as congregações terão de expor o seu carisma, seus dons para os jovens que se sentem chamados às respectivas vocações”, lembrou padre Leandro.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário