Destaques

segunda-feira, 2 de abril de 2012

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE RIO 2013

Jovens de todo mundo já se preparam para a JMJ Rio 2013

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)



Arquivo / noticias.cancaonova.com
A Cruz e o ícone mariano, símbolos da JMJ, já percorreram 130 dioceses brasileiras tocando cerca de 2 milhões de jovens
Em todo mundo, jovens  já se preparam para o encontro com o Papa na Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013. O movimento já começou nas dioceses, paróquias, comunidades e movimentos eclesiais, salientou o presidente do o Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, na manhã desta segunda-feira, 2, durante uma coletiva de imprensa da Sala João Paulo II, no Vaticano.

Para ele, a JMJ foi realmente uma intuição profética do Beato João Paulo II que realizou uma revolução no campo da Pastoral da Juventude. Em seu
discurso de 22 de dezembro à Cúria Romana, o Papa Bento XVI, por sua vez, ressaltou que a JMJ abre um novo modo de ser cristão.

A JMJ Rio 2013 será a terceira Jornada na América Latina, a primeira foi há 26 anos em Buenos Aires, a primeira jornada fora da Itália. Dom Rylko lembra que a Jornada no Rio acontece dentro do contexto da nova evangelização e do
Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI, que será celebrado de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013.

“O Beato João Paulo II dizia que ‘a fé se reforça questionando-a’. Assim, a JMJ tem como objetivo o crescimento da fé dos jovens do mundo para a missão”, ressalta o presidente do dicastério.

Dom Rylko afirma que o Vaticano está satisfeito com todo trabalho que está sendo feito pelo Brasil. Durante sua recente visita ao Rio, disse ter sido testemunha do grande empenho de toda Igreja no Brasil neste processo de preparação pastoral. “Basta ver como todas as dioceses brasileiras acolheram, desde outubro passado, a Cruz da JMJ”, conta.

Reprodução do site
Quem quiser ser voluntário na JMJ Rio 2013 já pode fazer sua inscrição no site www.rio2013.com
Bote fé e Semana Missionária

O Bispo Auxiliar de Campo Grande e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, salientou durante a coletiva que o Brasil é um país de dimensões continentais, que apresenta números que desafiam. Nos 8 bilhões de km² habitam 192 milhões de brasileiros, dentre os quais 60 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. A Igreja do Brasil está presente em 276 dioceses e conta com 460 bispos, mais de 22 mil sacerdotes, 33 mil religiosas e 750 mil catequistas.

Assim, a CNBB criou uma Comissão Especial para a JMJ com a finalidade de organizar a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelo país e preparar a Semana Missionária que acontecerá dias antes da JMJ, em todas as dioceses.

“Os dois símbolos principais da JMJ já percorreram mais de 130 dioceses das 276 que possuímos e atingiram uma média de dois milhões de jovens. Esta Comissão Especial se integra ao Comitê Organizador Local (COL) criado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A JMJ Rio 2013 é o maior evento da Igreja Católica junto aos jovens e, além de contribuir com a vocação cristã de discípulo missionário dos jovens, impulsiona a Pastoral da Juventude do país que a acolhe”, conclui Dom Eduardo.

O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta recordou que serão necessários 60 mil voluntários para ajudar na JMJ 2013, mas neste momento apenas 16 mil pessoas estão inscritas. Ele contou ainda que depois da escolha do logo da JMJ Rio 2013, segue agora o concurso para o hino, no qual 180 textos foram inscritos. O próximo passo será a escolha da melodia que acompanhará este texto. A apresentação da música final será feita exatamente um ano antes do grande evento.

“As inscrições para os grupos de jovens peregrinos estarão abertas a partir de julho deste ano. Sabemos que depois de 25 anos da JMJ em Buenos Aires, a América Latina terá a oportunidade de reavivar o impulso missionário entre os jovens e reforçar a opção preferencial pelos jovens em nosso continente”, reforçou Dom Orani.
Apoio do governo brasileiro
O presidente do órgão vaticano salientou também o empenho das autoridades civis brasileiras para acolher da melhor maneira possível os jovens quer virão para JMJ. Dom Rylko enfatiza que em comparação com a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, as autoridades brasileiras estenderão que a JMJ, "num certo sentido, é mais importante ainda: seja pelo número de participantes, seja porque os jovens de hoje precisam, antes de tudo, enraizar-se na fé e na grande família da Igreja para contribuir ainda mais e melhor para a vida em sociedade”.

O governador do Rio, Sergio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o secretário de segurança, José Mariano Beltrame, e o embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Barbuda acompanharam a COL no terceiro dia doEncontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, realizado em Rocca di Papa, Itália. Eles também
estiveram neste domingo, 1º, na Missa de Ramos presidida pelo Papa.
Fonte: Canção NOva

Nenhum comentário:

Postar um comentário