Destaques

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Reflexão do dia: Amizade

A amizade está definida nos dicionários como uma dedicação recíproca entre duas pessoas, mas a amizade cristã vai muito além disso, pois tudo o que está em Deus “excede todo o entendimento” (Fp 4.7). A amizade cristã não é entre apenas duas pessoa,
é entre três, pois o Espírito Santo que habita em cada um de nós quando damos espaço é quem sela essa relação. Por isso, não existe maldade aí, não existe egoísmo, não existe traição. Existe um sentimento tão puro, mas tão puro que você se sacrifica apenas para ver o outro feliz, sabe por quê? Porque a amizade é a forma mais singela do amor.

Se há uma coisa que sobra no mundo hoje em dia, são amizades falsas, que buscam interesse ou nas quais não existe um sentimento verdadeiro. Isso está escrito na Bíblia em Mateus 24.12 (“E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”). É claro que a essas relações não devemos chamar amizade. Esse é um erro que muitos cometem todos os dias. Se perguntarem a você quantos amigos você tem, não responda “muitos!”. Pare pra pensar e você verá que a maioria deles são apenas colegas ou conhecidos; amigos mesmo você conta nos dedos. E não fique triste por causa disso, isso não é uma coisa ruim. Abençoados aqueles que têm amigos, mesmo que apenas um, pois um amigo verdadeiro é um presente dos mais maravilhosos que alguém pode receber.
Pra não ficar apenas em minhas palavras, vamos à Bíblia. No livro de Rute, temos uma história singular: três mulheres viúvas e desamparadas, uma velha senhora e suas duas jovens noras. Noemi decidiu voltar à sua terra natal e disse às suas noras que voltassem para a casa de seus pais. A despedida foi regada de muitas lágrimas, uma delas, Orfa, beijou Noemi e regressou à casa paterna, mas Rute não procedeu assim. 
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” (Rt 1.16-17)
Você vê a grandeza dessa amizade? Que dedicação! (E ainda tem gente por aí que reclama da sogra, não é mesmo?) As palavras de Rute foram de tanta profundidade que até hoje têm sido usadas em cerimônias de casamento como prova de amor incondicional.
Eu oro a Deus que você possa ver em todos aqueles que considera seus amigos um sentimento tão maravilhoso quanto esse. E se você não tem conseguido isso em ninguém, lembre-se que há alguém que te tem mais amor do que você imagina: Jesus, o melhor amigo de todos, aquEle que nunca desampara. Que o Senhor continue te abençoando!


(Elisama Naara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário