Destaques

quarta-feira, 23 de março de 2011

Por que comemos peixe na Semana Santa???

 
Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da vocação Cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo de Quaresma.
A título de esclarecimento, é obrigatório o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa. Nas outras Sextas-feiras (e até nas Quartas-feiras) o jejum não é obrigatório, embora continue sendo uma prática louvável.
Comer peixe no lugar de carne. Mais do que um valor material, esta “troca” tem um profundo significado simbólico da fé. O jejum é uma expressão de fé, é praticado por motivo de fé. A forma de praticá-lo (comer peixe) quer ser uma afirmação da fé cristã. De que modo? A carne representa o mundo material, com suas paixões, pecados, egoísmo, ganância, as coisas “do baixo” e a aversão às coisas “do alto”. O peixe está presente em muitos lugares da Bíblia e tem um símbolo profundo na tradição cristã. Lembremos o profeta Jonas, engolido por uma baleia, que significa a ressurreição de Jesus. Lembremos o milagre da pesca milagrosa, da multiplicação dos pães e dos peixes, o peixe assado na beira do lago após a ressurreição.
Em Mt. 4,19, designa os cristãos batizados. Entre os primeiros cristãos, o batismo foi representado sob a figura da pesca. Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “ichtys”, em grego, com a formula de Jesus Cristo. De fato, as letras que compõe a palavra “ichtys” são as primeiras da seguinte frase, em grego: “Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador”. Ora, entre os cristãos, quem se considerava “peixe”, professava-se adepto daquela fé.
Nesse sentido, estritamente relativo a Cristo, o peixe simboliza o alimento de vida (cf. Lc 24,24) e símbolo da ceia eucarística. Por isso, é reproduzido com freqüência junto o pão.
(Padre Waldomiro Bronakowski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário