Destaques

segunda-feira, 28 de março de 2011

JMV Mundo : IV Encontro da JMV América Central e México


ECAmerica2009
“Teu caminhar faz identidade”
Ronando Gutiérrez Z. – Seminarista Vicentino
“Teu caminhar faz identidade” foi o tema sobre o qual ocorreu o Encontro da Juventude Marial Vicentina, realizado no Centro María Inés Teresa Arias, em Moravia, de segunda 14 a domingo 30 de dezembro de 2009.
A atividade reuniu mas de 60 jovens provenientes de países como México, Guatemala. El Salvador, Honduras, Nicarágua y Costa Rica, todos eles membros da Juventude Marial Vicentina (JMV).
Esta Associação pertence a Família Vicentina, e conta com a participação de muitos jovens dos cinco continentes, distribuídos em 64 países. É uma Associação com direito canônico pontifício e com respaldo cívil em cada um de seus países, explica a jovem panamenha Argelys Veja, membro do Secretariado Internacional da JMV.
Vega define o grupo por seu sentido de igreja e sua essencial laical, assim como por “nosso aspecto fortemente mariano e por ultimo, mas não menos importante, o espírito vicentino que não pode desligar-se da característica missionária” explicou.
Os membros da JMV Costa Rica, presentes nas paróquias de Ipís, Alajuelita, Grecia, Palmares, Cuidad Quesada y El Valle de la Estrella,  trabalharam durante um ano na preparação desse evento.
“Este encontro busca dar continuidade ao processo iniciado em Honduras em 2006, com o desenvolvimento em etapas para toda a região (México, Panamá e CentroAmérica) e por vez dar um novo impulso com base nesse tema” manifestou o jovem Cristian Espinoza Gómez, Presidente do Conselho Nacional da JMV de Costa Rica.
As palestras tiveram como centro o tema da identidade, basicamente a partir de três dimensões: o lema da “Eclesialidade do Jovem Hoje”, exposto pelo Pe. Randi Soto;  “A Característica Vicentina – Missionária”, desenvolvido por Argelys Veja, e a última palestra esteve na responsabilidade da marióloga Deyanira Flores, que dirigiu a temática: “A Espiritualidade do Magnificat”
Finalmente, o Superior Geral da Família Vicentina, Pe. Gregory Gay.CM, que veio de Roma ao nosso País para acompanhar a estes jovens em seu encontro, explicou ao Eco Católico que a Associação JMV tem um desafio vigente: “Seguir dando o testemunho que manifesta o amor de Deus a outros jovens, existem muita esperança, apesar das situações com as quais eles se enfrentam, eu vejo esperança”

Nenhum comentário:

Postar um comentário